Arquiteto ou design de interiores: qual o profissional ideal para meu projeto?

Está construindo ou reformando, mas não sabe qual o profissional mais qualificado para te ajudar e orientar? Por conta de algumas semelhanças, é comum

Hoje iremos apresentar as principais diferenças das duas profissões e a importância de cada uma delas para a execução do seu projeto.

Principais aspectos da Arquitetura

Para começar, pode-se dizer que a arquitetura abrange mais áreas de atuação. Seus profissionais podem lidar tanto com a parte externa como interna de um projeto. É o arquiteto quem desenha, planeja e faz o acompanhamento da obra. Seu papel vai desde a escolha dos materiais até a execução. Além disso, pode também trabalhar em diferentes tipos de edificações, paisagismo, urbanismo – planejamento de áreas como bairros – e até mesmo com o próprio design de interiores.

Por ficarem responsáveis pelas partes mais técnicas, os arquitetos ainda lidam com questões legislativas de um projeto, aspectos ambientais, topografia, entre outros. É aí que entra uma das principais diferenças entre as duas profissões: somente um arquiteto pode realizar legalmente a transformação física de um ambiente, como demolição ou construção de novos cômodos ou paredes. Em situações como essa, o designer pode sugerir as mudanças, mas não está apto para realizá-las e por isso precisaria de um arquiteto.

Principais aspectos do Design de interiores

Responsável pela parte interna do projeto, o designer pode trabalhar com casas, edifícios, clínicas, lojas, entre outros. Seu trabalho leva em conta a estética e a harmonia dos ambientes de forma que consiga reunir conforto, funcionalidade e bem-estar, tudo de acordo com o perfil de cada cliente.

Os principais elementos levados em conta na hora da execução de um trabalho são: iluminação, ergonomia, acústica, cores, organização e até mesmo a escolha de móveis e objetos que sejam funcionais e adequados para cada ambiente.

Os dois se complementam

A realidade é que as duas profissões andam juntas e por isso, antes de qualquer coisa, é necessário compreender quais são as necessidades e expectativas do cliente. Dessa forma, quando um design de interiores faz seu projeto, já saberá se existe a necessidade de um arquiteto ou não. Assim como se um arquiteto estiver responsável por uma obra que requer a parte de decoração e estética, pode procurar por um designer.

No Noh Arquitetura oferecemos os dois serviços. Isso poderá fazer com que fique ainda mais fácil de realizar sua construção ou reforma, já que tanto a parte da arquitetura quanto o design de interiores estarão alinhados e reunidos num só lugar.

Com o Noh Arquitetura você tira seus sonhos do papel. Agende uma visita e conheça nossos serviços!